Carlos Iracy nasceu em Campo Grande/MS e descende, pelo lado paterno, de uma família com origem no estado de MS, a qual se mudou para Campo Grande no ano de 1909. Já a família do lado materno, com origem em outro estado, chegou à cidade em 1938, quando sua mãe ainda era bem criança. Desde então, já foram constituídas quatro gerações de campo-grandenses, o que explica, em parte, o amor de seu anfitrião pela Cidade Morena (apelido carinhoso de Campo Grande).
Carlos Iracy ama o que faz! Ele é Professor no Curso de Guia de Turismo do SENAC, nas unidades de Aquidauana e Campo Grande, e é também Amigo do Museu das Culturas Dom Bosco e do Memorial da Cultura Indígena Cacique Enir Terena. Atua como guia de turismo, recebendo visitantes, mostrando Campo Grande e contando a história da cidade. O passeio parte do hotel onde o(s) hóspede(s) se encontra(m) e se propõe a apresentar aspectos da cultura local e da história da Cidade Morena, revelando como a capital tem conseguido conciliar crescimento e desenvolvimento com qualidade de vida.
Localizada no centro do Mato Grosso do Sul, essa região reflete a essência do estado: a harmonia entre o homem e a natureza. Cidades crescem em contato com o meio ambiente e nas ruas largas e arborizadas, pode-se encontrar as árvores símbolo do estado, os ipês, que enfeitam e colorem a paisagem e são a inspiração para o batismo da região caminho dos ipês.